Há quem conteste. Na Califórnia, argumentam que uma rivalidade que atravessa os Estados Unidos, como Dodgers x Giants, tem de ser a maior do país. Quem é muito ligado no mundo das universidades pode defender Ohio State x Michigan State, Alabama x Auburn ou North Carolina x Duke. Os canadenses discutem se Canadiens x Maple Leafs não seria maior por extrapolar o campo de jogo. Mas o senso comum é que a maior rivalidade dos esportes norte-americanos é entre New York Yankees e Boston Red Sox.

A questão entre Yankees e Red Sox ganha força porque carrega consigo não apenas os milhares (literalmente) de duelos entre as duas equipes na MLB, mas também as faíscas que existem entre Boston e Nova York. Uma rixa que começou bem antes da criação de ligas esportivas profissionais.

As duas cidades competiam com a Filadélfia pelo posto de principal centro urbano dos Estados Unidos durante a colônia. Boston tinha grande força econômica por ser o porto mais próximo da Europa, mas perdeu espaço com a independência, em 1776. Nova York se consolidou como maior centro econômico com a construção do canal de Erie, que facilitou o transporte entre o Meio-Oeste para o porto de Nova York e motivou o crescimento industrial.

LEIA TAMBÉM:
Cobertura completa do Super Bowl 46
– Conheça o New England Patriots
– Conheça o New England Patriots
– Super Bowl XLII: New York Giants destrona os gigantes de Boston
– O que faz o torcedor dos Jets?

Mesmo assim, Boston não se tornou coadjuvante. Ainda era o principal centro educacional do país, um status que prevalece até hoje. Por décadas, os bostonianos viam sua cidade como um centro mais elitizado e intelectual, contrastando com a superpovoada e desordenada Nova York. Os nova-iorquinos valorizavam sua disposição para o trabalho em comparação com os “esnobes” vizinhos ao norte.

Como ocorreu em diversas outras rivalidades entre grupos sociais, cidades, estados e países, essa também teve reflexos no esporte. Yankees x Red Sox foi o primeiro grande clássico Boston-NY, até porque o beisebol foi o primeiro esporte a se organizar profissionalmente e, até hoje, é o mais popular nas duas cidades. No entanto, versões desse duelo surgiram nas outras ligas, até porque a proximidade geográfica normalmente leva os times a confrontos diretos em situações importantes.

O jornal nova-iorquino Newsday publicou uma lista dos 13 principais momentos da maior rivalidade do nordeste norte-americano (em ordem cronológica):

1)      Babe Ruth trocando Red Sox por Yankees em 1919
2)      Yankees bate Red Sox em jogo-extra por playoff em 1978
3)      Mike Milbury, jogador dos Bruins, agride um torcedor dos Rangers com seu (do torcedor) sapato em 1979
4)      Bill Buckner erra e Red Sox perdem jogo 6 da World Series de 1986 para os Mets
5)      Don Zimmer, da comissão técnica dos Yankees, briga com Pedro Martínez, arremessador dos Red Sox, em 2003
6)      Home run de Aaron Boone dá vitória aos Yankees na 11ª entrada do jogo 7 da final da Liga Americana de 2003
7)      Jason Varitek, catcher dos Red Sox, ataca Alex Rodríguez, dos Yankees, em 2004
8)      Red Sox viram de 0 a 3 para 4 a 3 na final da Liga Americana de 2004
9)      Patriots são acusados de roubar sinais dos Jets em 2007
10)  Giants batem invictos Patriots no Super Bowl 42
11)  Celtics batem Knicks por 118 a 116 em 2010
12)  Jets eliminam Patriots nas semifinais da Conferência Americana de 2011
13)  Celtics varrem Knicks nos playoffs de 2011

Pelo histórico das cidades, mesmo rivalidades não tão comuns no esporte (Patriots x Giants, Bruins x Rangers ou Red Sox x Mets) podem crescer rapidamente. Afinal, não precisa de muito para fazer um nova-iorquino tirar sarro de um bostoniano, ou vice-versa.


  • Juscelino Júnior

    Deu pra ver que a rivalidade é incrivelmente maior no beisebol.

  • http://netesporte.blogspot.com Net Esportes

    Veja a diferença entre o momento citado 1 e o momento 2. Um é de 1919 e o outro de 1978. É muita diferença. Todos os 12 momentos citados após o 1 são 100% decorrentes do primeiro.

    A ida de Babe Ruth do Sox para o Yankees é na minha opinião o maior e talvez único motivo para essa rivalidade toda. O Red Sox ganhava tudo e o Yankees nada, depois da venda o Yankees se tornou o maior vencedor da história da MLB e o Red Sox amargou 86 anos sem título ….. o resto é tudo consequencia disso.

    • Juscelino Júnior

      Mas Pats e Giants tamebm não são lá muito amigaveis :P

      • http://netesporte.blogspot.com Net Esportes

        Sim. Celtics e Knicks se odeiam também.

        Eu só quis dizer que se o Babe Ruth não vai para o Yankees talvez não houvesse tanta rivalidade. E isso se intensifica pelo fato de Red Sox e Yankees serem da mesma divisão !

  • Lacombe rj

    Mas antes não existia divisão, era só liga america e nacional,dois blocos, e o vencedor de cada 1,disputavam a World Series. Realmente, a culpa é do Babe !! =p

    • Juscelino Júnior

      Lacombe, hj não é tão diferente, só dividiram as ligas em divisões, dá no mesmo!