Defesa da seleção brasileira no amistoso contra o Uruguai em 2014 (Cuiabá Arsenal)

Defesa da seleção brasileira no amistoso contra o Uruguai em 2014 (Cuiabá Arsenal)

A seleção brasileira de futebol americano está bem perto de participar da quinta edição do Mundial do esporte, que será realizado na Suécia em 2015. Mas para conquistar a vaga, o Brasil terá que bater um país que está mais uma vez no caminho de uma das equipes dos “esportes americanos” do “país do futebol”.

Nesta terça (1º), o presidente da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), Tommy Wiking, confirmou o que foi noticiado pelo jornalista Henrique Riffel em seu blog. A seleção brasileira disputará a última vaga do continente americano com o Panamá. Estados Unidos, México e Canadá já estão classificados.

O confronto deve ser realizado no segundo final de semana de dezembro de 2014 ou no último de janeiro de 2015, na Cidade do Panamá, a capital do país centro-americano. Ainda não há a determinação de que estádio receberá a partida, mas há duas opções: o Rommel Fernandez, casa da seleção de futebol e do Tauro, e o Municipal de Balboa, usado por uma escola.

Não é a primeira vez que uma seleção do Panamá está no caminho dos brasileiros que disputam “esportes americanos”. Em 2013, a seleção de beisebol precisou vencer os panamenhos duas vezes nas eliminatórias do World Baseball Classic, o campeonato mundial organizado pela MLB.

Dez dos 12 participantes do Mundial de 2015 já estão definidos. Além dos três representantes das Américas já citados, também participarão Suécia, Coreia do Sul, Japão, Áustria, Alemanha, França e Austrália. A outra vaga será decidida em um confronto entre Egito e Marrocos, caso o Congresso da IFAF aceite as duas federações nacionais que ainda não estão filiadas ao órgão global.