Há coisas que nos conquistam logo de cara. Outras dependem de nossa capacidade de se acostumar com a ideia e aprender a ver a beleza em algo que não seja tão deslumbrante ou de apelo fácil. O logotipo dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2020, em Tóquio, estão no segundo grupo.

TÓQUIO 2020: Fukushima quer sediar o beisebol olímpico para apagar a imagem deixada por acidente nuclear

O vídeo de apresentação dos símbolos foi divulgado nesta sexta, e muita gente vai achá-lo chocho ou esquisito. Faz algum sentido, dependendo do que a pessoa considera legal ou não. Mas há algumas qualidades inegáveis do desenho: tem um padrão interessante, simbolismo discreto nos elementos, é facilmente identificável e, principalmente, é a cara do design japonês.

A marca lembra muito a obra de Ikko Tanaka (veja aqui, e aqui, e aqui, e também aqui), uma das grandes referências do design japonês no século 20. Seus cartazes ganharam destaque no ocidente e vários deles estão em museus norte-americanos e europeus. Talvez seu trabalho mais famoso seja o pôster do nihon buyo (dança típica japonesa) para o Instituto de Artes Asiáticas da UCLA, em Los Angeles. É o primeiro dos quatro links do início desse parágrafo e é o que mais se assemelha ao logotipo de Tóquio 2020.

Outro elemento interessante na linguagem visual é exposta no vídeo. O logotipo surge em um mosaico de formas que aparecem e somem, em um efeito visual que pode ser utilizado em vários momentos, como vinheta de apresentação dos eventos e entrada de GC na tela durante as transmissões.

Obs.: Ah, e a trilha sonora do vídeo é legal, hein?


  • McFake
  • Kodos

    Que coisa horrível.

  • Nacho Loser

    maomeno né?

  • PARKERsp

    Pra japonês ver…não gostei…

  • Noob Saibot

    Caramba, que coisa horrorosa!

    Bem ao menos no Japão vai ter Olimpiada. Porque em 2016 no Rio ninguém sabe. Tava vendo matéria sobre as competições de Vela no Rio-2016, e as competições vão ocorrer no meio de um Esgoto. Os velejadores vão disputar em meio a cocô e garrafas pet. Isso sim um horror.

    • Kodos

      O povo tem inveja até do nosso eXXXgoto.

    • tarso

      vai ter olimpiadas, e vai ser tao linda quanto a copa. foda-se que o brasil ta na merda, o importante é que vamos nos divertir muito. esse pais nao vai ter jeito nessa geração, talvez umas duas ou três pra frente, então é melhor aproveitar agora do que ficar resmungando pelos cantos…

    • Dragon

      Vai ter olimpíadas e, se reclamar, vai ter duas…

      Direto da copa, hein? hahaha

  • Diogo

    Tenho saudades do tempo em que passei no Japão, foi lá que pude ver que o principal problema do Brasil não é nem o político em sí, mas o povo brasileiro mesmo.
    No Brasil, só o outro é corrupto, você nunca é e isso reflete na formação de nosso país que está até melhor do que merecemos.

    • Banana_B2

      É problema enraizado, de cultura.

    • Samuel

      Cara, estou na Europa a menos de 1 mês e já estou vendo as notícias do portal UOL e a infinita discussão política e social no Facebook de forma diferente. Como se estivesse me desitoxicando das coisas que deixei lá. Parece algo surreal, uma eterna perca de tempo, mais do mesmo, como se fosse um teatro, ou uma comédia muito sem graça. Qualquer coisa, mas o mundo que o Brasil vive, é um mundo estranho. Muito estranho.

      • Diogo

        Até a cobertura do que acontece no Brasil é algo completamente bizarro, a mídia vende um Brasil à beira da falência, o que nem de longe é verdade, estamos sim, passando por uma crise econômica, preocupante mas perfeitamente reversível, como já foi feito em 2008.
        Ciro diz que “A grande imprensa brasileira tem um moralismo seletivo, um moralismo de ocasião, quase sempre a serviço de uma imoralidade ainda maior!”
        Uma excelente leitura do cenário atual é feita por Ciro Gomes, a quem espero um dia dar meu voto ao cargo de Presidente da República:
        https://www.youtube.com/watch?v=2wUZRjDN8xM
        Sou mineiro, moro em Brasília e não tenho o menor problema em dar meu voto a um Cearense que tem uma excelente vida política e ideias coerentes, diferente da xenofobia paulista, que envenena esse país.

        • ratiguer

          ciro gomes é foda. peguei respeito por ele depois que ele humilhou aquele colunista mauricinho da veja.

          https://www.youtube.com/watch?v=Q2A3c78C-kM

          • http://webooks.wix.com/webooks Jônatas De Aquino Rocha

            Na verdade não vejo nenhum tipo de humilhação, sequer há espaço por parte dos interlocutores para expor a exaustão as suas opiniões. Dizer que há humilhação demonstra falta de senso. Como em todo debate televisionado, o que se vê são pequenos ensaios mal acabados. O economista diz: “A”, mas não conclui sua fala, pois o empresário pontua: “B” e, sem que consiga finalizar seu raciocínio é “cortado” pelo político, que sem terminar sua contestação, enunciada como “C”, é interrompido pelo apresentador para que o telespectador , a essa altura firme em suas próprias convicções pré-debate, que já torce por um embate às vias de fato ou pelo beija-mão do seu “representante” no prélio, continue tão alienado quanto antes.

          • Félix

            Não é humilhação. Apenas mostra como são rasos os argumentos do economista da veja.

        • Tuk

          Nao é xenofobia, seria outra coisa: uma fobia aos que vivem acomodados pela compra de votos velada de programas sociais que servem para manter governos de esquerda que ja perderam o lado. Sp é e sempre foi o brasil em um estado so todos vao pra la como sempre foram. Os outros estados nao sao tao receptivos assim como pode parecer.

          • luiz

            O problema nem é esse, é q o pessoal escolhe um lado e morre por ele, mesmo q esteja td errado.

            Vivo em sp e sei o qto a direita é um lixo, temos mais de 20 anos de tucanato aqui, assim como nota-se q o pt não é coisa melhor(são dois lados da mesma porcaria)

            Mas daí os outros, Pmdb, o terceiro mais influente, mas equivalente em poder, tem como membros destacados, eduardo cunha e renan, pra não dizer tantos outros…

            E ainda temos gente enaltecendo bandidos como lula, aécio, os citados acima, collor, etc…

            O problema realmente está na população, q precisa pensar mais antes de votar e cobrar como s deve, coisa q não faz

          • Tuk

            Ai concordo.. Nao importa como pensamos ou como analisamos cada fato, o povo é e sempre será responsavel pelos governantes e consequência de seus atos.

      • http://webooks.wix.com/webooks Jônatas De Aquino Rocha

        Falta reaprender a falar português, amigo. Perca = verbo e perda = substantivo. o.O

        • Samuel

          E falta vc aprender sobre ética para não ficar participando de discussões apenas para apontar erro gramatical dos outros.

          • http://webooks.wix.com/webooks Jônatas De Aquino Rocha

            Desculpe-me, mas a sua réplica foi tão risível que sequer merece consideração. Estou rindo estupefato ante tamanha estupidez.

          • Samuel

            E?

    • Jay Silva

      Aqui o cara que reclama do governo atual não devolve o troco a mais, tem TV “a gato” e sempre procura ter vantagem.
      Problema cultural mesmo.

      • Tiago Frioli

        Aqui o povo é muito honesto. Ninguem nunca furou fila, fez um skygato em casa, fez um desvio na energia elétrica do vizinho, quase não temos estelionatários engravatados, os aposentados então nunca caíram em nenhum golpe.

    • Thiago

      Realmente, já estive por lá, chega a dar vergonha…

      • Diogo

        E o Brasil é 100x melhor que o Japão em todos os sentidos, exceto no povo.

    • Alberto

      E por aqui tudo é culpa do governo, seja ele qual for.

      • Diogo

        Ninguém assume a incopetência

    • Milton Baptista

      A corrupção tem certidão de nascimento no Brasil. Quem leu a crônica A LUZ DO BAILE, de Monteiro Lobato, nota o parto da corrupção.

    • Arthur Dubeux

      Nosso povo parece achar que não tem poder algum.

    • Dias

      Muito bem colocado.
      Nunca saí do Brasil. Mas desde cedo percebi que o famoso jeitinho brasileiro, nada mais era do que a manifestação da natureza corruptiva humana.
      Não importa o grau de instrução, o tamanho da conta bancária, a cor da pele, ou a profissão, por aqui muito do que se vê são pessoas procurando espaço para aplicar a Lei de Gérson.
      Apesar de sermos famosos por esbanjar alegria e calor humano, confesso desconhecer um povo com atitudes tão desrespeitosas para com seu compatriota.
      Nesse sentido, culpar os políticos é muito mais fácil que admitir a sonegação de impostos, o pagamento de propina, o desvio de recursos do SUS, da merenda escolar, a falsificação de laudos e documentos, a “aquisição” de bens de quem se está a julgar, a carteirada…
      Temos que admitir que os políticos são pessoas, são brasileiros (com todos os seus traços inerentes), então fica a pergunta:de que adiantaria uma reforma política sem um reforma SOCIAL?
      Chegamos ao absurdo ato da criação de uma lei para tornar inelegíveis políticos corruptos. Por quê? Para quê? Não deveria fazer parte do processo de escolha uma análise detalhada dos candidatos?
      Enfim, os políticos têm culpa porque nós temos culpa.

    • Félix

      Precisamos aprender a ter autocrítica

  • http://www.cumulushumilis.wordpress.com Mod

    As do Tanaka são ótimas. Tanakara que não foi ele quem fez a logo.


    Tá, essa foi previsível… : |

  • João das Neves

    Isso seria o Ubuntu dos anos 2000 com interface do Windows 8.

    • Nacho Loser

      Qual a inspiração?
      O Linux Contemporâneo.

  • Everton Rattay

    Faltou trazer na matéria o que o logotipo representa… Junto com esse vídeo deve ter sido divulgado um material com toda a explicação.

    • http://webooks.wix.com/webooks Jônatas De Aquino Rocha

      Está descrito no vídeo ?. Leia as legendas.

      • Everton Rattay

        Qualquer marca visual vem acompanhada de uma defesa que explica todas as escolhas envolvidas no projeto: cores, formas, proporções, tipografia. Fora ser um T e ter um círculo representando a bandeira do japão, não explicaram mais nada.

  • William Carvalho

    Bizarro

  • Cocainum

    “É a cara do Japão”. Depois do ataque do Godzilla.

    • Banana_B2

      Cara, não reclama que eles ainda podem colocar como mascote, os power rangers representando cada arco dos jogos olímpicos.. Go go power rangers. XD

  • Papel Aluminio

    Criação do famoso artista japonês Takakara Nomuro

    • Thiago

      Saitiro Nakombi

    • Supersonic

      Takakara Namureta

    • Papel Aluminio

      Takafaka Nopeshi.

  • Marcel

    Quem fez? o Picasso ?

  • Juan

    Achei muito legal.
    Quem não gostou, ao menos viu o vídeo?

  • Adão

    Nada supera fuleco.

  • Alan Bezerra

    Pô, eu gostei… é meio retrô, sei lá. Não manjo NADA de design, mas ficou bom. Dá pra perceber só de olhar que se trata de Japão

  • Pavel Nedved

    Conseguiu ser pior que o logo de 2012.

  • Ludwig von Mozart

    A moda agora é dizer que tudo que é abstrato ou incompreensível é “muito bom”.

    Essa logo é um terror.

  • GreatU2

    Deixa uma criança brincar no Paint que ela faz melhor que essa merda… Só pode ser piada dizer que isso é o logo de um evento histórico mundial. Deveriam ser banidos.

    • Luis

      se o Brasil não foi banido, por quê o Japão seria?

  • Othermind

    PS. Vejam o video.. o Logo NAO é esse da imagem do post….

  • YodaDoido

    O bom dele é que podemos pregar cartazes em qualquer posição.

  • Witaro

    Vale a pena ver o vídeo. Nele achei o logo muito bom.

  • Renan

    Esses caras estão comendo muito wasabi…

  • Samuel

    Comparem com os símbolos olímpicos de anos anteriores e verão que esse realmente representa a essência do nosso tempo: CAOS. Ou na forma gourmet de falar: multiculturalismo.

    • http://webooks.wix.com/webooks Jônatas De Aquino Rocha

      Ou que simplesmente você não entende nada de arte.

      • Samuel

        Ou que vc acha q entende só pq adora um Picasso

  • http://www.leorossa.com/ Leandro Rossa

    E eu estava esperando um vídeo tipo abertura de anime. E chegou perto, haha. Agora falando sério: em que anos estamos mesmo? As formas geométricas e as cores parecem que vieram da Bauhaus, o que (ao menos pra mim) passou a impressão das Olimpíadas ser algo mais elitizado — ou para um público seleto, se preferir dizer assim —, e não um evento mundial para diferentes povos. Sem contar que de Japão, só o círculo vermelho mesmo, né? Fraco.

    • Supersonic

      “marca lembra muito a obra de Ikko Tanaka (veja aqui, e aqui, e aqui, e também aqui), uma das grandes referências do design japonês no século 20. “

  • Flavio Kodama

    quando um país está rico, não precisa esperar a burocracia internacional para organizar um torneio mundial só para pagar a burocracia de um nome trademark. organiza e pronto. atleta sempre está em busca de premios.

  • ratiguer

    bonito… bem… talvez…

    bom se é japones eles sabem o que tão fazendo…

  • joao paulo

    alguem sabe o nome da musica?

  • http://webooks.wix.com/webooks Jônatas De Aquino Rocha

    Show! Realmente muito bom! (Principalmente em movimento, já que a imagem estática não diz muita coisa). :D

  • Renan

    Não sei porque , mas esse logo me parece de uma empresa de eletrônicos dos anos 90

  • luiz

    Japão sendo Japão, sempre inventando, me divirto

    mto original

  • Carlos Marin

    “Faz algum sentido, dependendo do que a pessoa considera legal ou não.”
    Avá.

  • Dragon

    Ainda tem que tem o vídeo mostrando o logo real, por que, pela imagem da matéria…