A cena era tida como piada: Chicago Cubs campeão da World Series de 2015. Foi o que previu o filme “De Volta para o Futuro 2”, em que o personagem Marty McFly (Michael J Fox) viaja de 1985 para 2015. Ao chegar à praça central de sua cidade, Hill Valley, vê um painel parabenizando o Chicago Cubs pelo título da World Series após varrer o Miami. Do jeito que os Ursinhos vinham mal nos últimos anos, a cena ficou como previsão furada. Até que a direção resolveu reforçar o time para a próxima temporada, e já soa factível acreditar no final do jejum de 106 anos.

VEJA MAIS: Estamos em 2015, e já tem gente com os tênis do “De Volta para o Futuro 2″

ESPN norte-americana entrevistou o roteirista e produtor do filme, Bob Gale, para falar sobre a cena. Ele conta que incluir o beisebol foi natural. O roteiro tinha como ponto principal a ideia de usar a viagem para o futuro para descobrir os resultados das partidas, voltar para a década de 1980 e fazer fortuna em apostas. Como a história se passa em outubro, colocar a World Series é algo lógico. A questão era como introduzir esse tema.

Na época, havia especulação a respeito da expansão da MLB. Para brincar com isso, resolveramm: criar um time em Miami. Essa previsão (que era meio manjada, pois Miami era um dos maiores mercados sem time de beisebol) se confirmou, ainda que os Marlins só tenham adotado o nome “Miami” em 2013. O rival? O Boston Red Sox vivia um  jejum de 71 anos, que havia se prolongado após uma derrota traumática em 1986 (o filme foi produzido em 1989), mas Gale revelou o motivo de escolher os Cubs: era um ótimo motivo para tirar um sarro do time.

Veja esse trecho da reportagem:

A ironia de tudo é que Gale cresceu no Missouri e é um torcedor do St. Louis Cardinals, enquanto que o corroteirista e diretor Robert Zemeckis é do sul de Chicago e torce pelos White Sox. Eles adoraram incluir os Cubs na cena enquanto tavam um tapa de luva de pelica neles.

“Para o bem ou para o mal, os Cubs são conhecidos internacionalmente por serem bonachões amáveis que nunca chegam lá”, ele brincou.

Hoje, Gale conta que até ficaria feliz com uma vitória dos Cubs. O que também faz sentido, pois ajudaria a alavancar o filme.

LEIA TAMBÉM:

– A ficção pode continuar sendo mentira, mas os Cubs estão no caminho de encerrar o jejum
– Um dos melhores arremessadores do high school e a série De Volta para o Futuro: qual a semelhança?
– [Gizmodo] Seis visões de 2015 imaginadas por filmes


  • http://anotacoestricolores.tumblr.com/ Alexandre

    Um detalhe: a última vez em que o campeão da Série Mundial foi conhecido antes de 21 de outubro foi em 1990 (20 de outubro), justamente o ano seguinte à produção do filme. Desde então, apenas em 1998 ele foi decidido no próprio dia 21; nos outros anos, sempre depois.

  • Danchio

    Foi com os Cubs que aconteceu aquele lance do torcedor que pegou uma bola quase na mão do defensor, e com isso fez o time perder a vaga na World Series?? E a Cidade toda ficou contra esse rapaz, tanto que ele sumiu do mapa? Fiquei com pena do rapaz e passei a torcer contra os Cubs hahaha

    • João Marin

      Foi sim!! Tem um documentário sobre isso, se chama Catching Hell. Vale a pena assistir! Abs