A semana do Dia de Ação de Graças é reservada para duelos entre rivais no futebol americano universitário e tem o último jogo da temporada regular para muitos dos times, então mesmo uma equipe que está mal entra com todo empenho em campo para tentar pelo menos tirar as chances do rival de conseguir algo melhor.

Para que você conheça um pouco mais das rivalidades que podem assegurar algo importante a alguma equipe nesta temporada, o ExtraTime preparou uma série de três posts falando de história e o que a partida pode decidir em 2014.

Finalizando, falaremos de duas rivalidades estaduais da SEC, a conferência mais poderosa da NCAA.

(1) Alabama Crimson Tide x Auburn Tigers (14)

Quando e onde: Sábado (29), às 23h, em Tuscaloosa (Alabama)

Confronto virou até um especial da série 30 for 30 da ESPN americana (AP Photo/Jay Sailors)

Confronto virou até um especial da série 30 for 30 da ESPN americana (AP Photo/Jay Sailors)

Apelido: Iron Bowl. Durante muito tempo, o confronto foi em Birmingham, fora dos campi das universidades. E como a cidade era conhecida por causa da produção metalúrgica, o nome acabou ficando esse.
Troféu:
James E. Foy, V-ODK Sportsmanship Trophy. O troféu é nomeado em homenagem a James E. Foy, que foi importante nas duas escolas. Ele estudou em Alabama e foi Vice-Reitor da universidade antes de virar Reitor em Auburn.
Confronto histórico:
78 jogos – 42 vitórias de Alabama, 35 vitórias de Auburn e 1 empate
Primeiro confronto:
22.02.1893 – Alabama 22×32 Auburn
Último confronto:
30.11.2013 – Auburn 34×28 Alabama

Um pouco de história

– Após polêmicas com a arbitragem no início do século XX, o confronto foi descontinuado porque as duas partes não chegavam a um acordo de onde buscar os oficiais. A partida só voltou a ser disputada em 1948;

– Em 1972, Alabama vencia Auburn por 16 a 3. O Crimson Tide foi para o punt e Greg Gantt teve seu chute bloqueado por Bill Newton e recuperado por David Langner, que retornou para touchdown. Na campanha seguinte de Bama, Newton bloqueou mais um punt e Langner recuperou novamente, marcando o TD da vitória;

– De forma semelhante ao jogo de 1972, Alabama teve vários problemas com chutes em 2013, desta vez com field goals. E faltando um segundo, o Crimson Tide tentou um field goal de 57 jardas com o novato Adam Griffith. A tentativa ficou curta e Chris Davis segurou a bola, podendo avançar e passou por toda a unidade especial de Alabama, marcando o touchdown da vitória e que garantiu a vaga de Auburn na final da SEC.

O que vale nesta temporada: Se Alabama vencer, a equipe garante sua vaga na final da SEC e continua no topo dos rankings. Para Auburn, a grande motivação é evitar que seu rival tenha sucesso futuro mesmo.

(8) Ole Miss Rebels x Mississippi State Bulldogs (4)

Quando e onde: Sábado (29), às 18h30, em Oxford (Mississippi)

Disputa na edição de 2013 do confronto (AP Photo/Rogelio V. Solis)

Disputa na edição de 2013 do confronto (AP Photo/Rogelio V. Solis)

Apelido: Egg Bowl. O nome surgiu no final dos anos 70 por causa do troféu disputado no confronto.
Troféu:
Golden Egg Trophy. Após Ole Miss vencer o confronto de 1926, seus torcedores tentaram pegar os postes do estádio dos rivais, enquanto torcedores dos Rebels defendiam a propriedade. Isso gerou uma grande confusão, com várias pessoas saindo lesionadas. Então a partir do ano seguinte, os times criaram o troféu para ter algo para disputar e tentar evitar mais problemas.
Confronto histórico:
110 confrontos – 61 vitórias de Ole Miss, 43 vitórias de Miss St e 6 empates
Primeiro confronto:
28.10.1901 – Ole Miss 0x17 Mississippi State
Último confronto:
28.11.2013 – Mississippi State 17×0 Ole Miss

Um pouco de história

– O primeiro confronto teve que ser atrasado por 40 minutos porque os programas discutiam a elegibilidade de Norvin Green, que atuaria por Mississippi A&M (o nome de Mississippi State no momento). No final, os dois times chegaram ao acordo de que ele não jogaria e A&M venceu mesmo com o desfalque;

– A última jogada da partida de 1983 ficou conhecida como “The Immaculate Deflection”, mas não porque alguém desviou um passe e sim porque Mississippi State parecia ter vencido o jogo com um field goal, mas o vento forte desviou a tentativa de Artie Cosby no último momento e Ole Miss ficou com a vitória;

– 2014 foi um ano especial para o futebol americano no estádio de Mississippi. Pela primeira vez na história, Ole Miss e Mississippi State estiveram juntas dentro do Top 5 da Associated Press. Os Bulldogs até chegaram a ficar na primeira posição, mas caíram após a derrota contra Alabama. Enquanto isso, os Rebels tiveram problemas em jogos dentro da divisão e saíram do topo rapidamente.

O que vale nesta temporada: A vitória de Mississippi State mantém a equipe na luta por uma vaga nos playoffs, enquanto um triunfo dos Rebels pode até garantir uma vaga nos bowls de ano novo a eles.