Mapa mundi de acordo com o esporte preferido em cada país

Mapa mundi de acordo com o esporte preferido em cada país

A pergunta aparece de tempos em tempos, por redes sociais ou e-mail. Qual o esporte mais popular nos Estados Unidos? Essa é até fácil de responder, mas vez ou outra aparece uma outra questão, parente da anterior: qual o esporte mais popular na cidade X ou Y? Mas aí apareceu algum sujeito com uma ideia muito boa para botar isso em imagem, e facilitar a vida de quem tem ou responde a esse tipo de dúvida.

LEIA TAMBÉM:
Rienzo estreou bem, mas é momento de pensar nos próximos passos
Este é o maior logo que você verá em um campo de futebol americano
Alabama lança campanha que usa um número para chamar a atenção dos jovens que tenta recrutar
Estádio dos 49ers terá aplicativo para diminuir fila do banheiro e da cerveja

Ele pegou o mapa mundi e pintou os países de acordo com o esporte mais popular em cada um. E, para os Estados Unidos, ele ainda fez diferenciação por esporte mais popular por estado. Ou seja, seus problemas acabaram!

Quer dizer, não completamente. Ele mesmo admitiu, em um fórum que debatia esse mapa, que baseou suas definições por pesquisas na internet. E, em vários casos, a informação que ele colheu é questionável. Mas veja a lista de nações antes (o mapa está na imagem acima):

NO MUNDO

Basquete
Filipinas, Letônia e Lituânia

Beisebol
Cuba, Japão, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Taiwan e Venezuela

Críquete
Afeganistão, Bahamas, Bangladesh, Emirados Árabes, Guiana, Índia, Jamaica, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Trinidad e Tobago e pequenas ilhas britânicas do Caribe

Esqui
Áustria e Estônia

Futebol americano
Estados Unidos

Futebol gaélico
Irlanda

Hóquei no gelo
Canadá e Finlândia

Kick-boxing
Tailândia

Luta
Mongólia

Rúgbi
Fiji, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Samoa e Tonga

Tênis de mesa
China

Tiro com arco
Butão

Futebol
Todos os países do mundo que não foram citados acima

Entre as questões que se pode levantar estão: o futebol já teria passado o beisebol no Panamá, sentido oposto ao que teria ocorrido nos últimos anos na Coreia do Sul. O rúgbi é tido como o esporte mais popular de Gales. O rúgbi preferido na Nova Zelândia (union) não é o mesmo amado em Papua-Nova Guiné (league). Metade da Austrália tem o futebol australiano como esporte preferido e a outra metade adora o rúgbi league (o críquete é o esporte mais nacional por ser o segundo preferido em todo o país).

Mas, tudo bem. As informações do mapa servem como referência. Como servem de referência as informações dos Estados Unidos, que são as que dizem respeito diretamente a nós do ExtraTime (e vocês, nossos leitores):

Mapa dos Estados Unidos de acordo com o esporte preferido em cada estado

Mapa dos Estados Unidos de acordo com o esporte preferido em cada estado

NOS ESTADOS UNIDOS

Basquete
Arizona, Califórnia, Carolina do Norte, Connecticut, Kansas e Kentucky

Beisebol
Maine, Massachusetts, Missouri, Nevada, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York e Vermont

Hóquei no gelo
Alasca

Futebol americano
Todo o resto

Entre as questões levantadas, está o fato de o basquete aparecer como esporte preferido na Califórnia (os Lakers são o time mais popular do estado, mas muitos californianos comentaram que, como modalidade esportiva, o basquete perde do beisebol e do futebol americano). Há quem conteste o beisebol aparecer na frente do hóquei no gelo no Maine e do futebol americano em Nevada.

De qualquer modo, fica aí um ponto de partida para quem quer descobrir a modalidade esportiva preferida em cada parte dos Estados Unidos ou do mundo. Não é a verdade absoluta, mas é uma orientação decente.