Aos 24 anos, Yan Gomes é o primeiro atleta brasileiro na MLB

O Brasil está muito próximo de estrear na Major League Baseball. Nesta quinta, o Toronto Blue Jays anunciou que o primeira base Adam Lind foi rebaixado para o Las Vegas 51s, filial Triple-A do time canadense. Para ocupar seu lugar no elenco, a equipe promoveu Yan Gomes, brasileiro de 24 anos que atuava como catcher dos 51s.

É a primeira vez que um brasileiro faz parte de um time da MLB. Gomes começou jogando beisebol em Mogi das Cruzes e se mudou com a família para os Estados Unidos ainda adolescente. Jogou no colégio e foi draftado pelos Blue Jays em 2009.

Gomes cresceu rapidamente nas ligas menores do Toronto. Com um bom desempenho no bastão, chegou à Triple-A no final de 2011. Na pré-temporada de 2012, participou em várias partidas com o time principal dos Blue Jays, com aproveitamento no bastão acima de 30%. “Esse spring training abriu muito os olhos dos chefes do time, e tambem eu mostrei pra eles que eles podem ter confiança em mim”, afirmou, em entrevista ao ExtraTime. “Foi nessa época que comecei a pensar em ser o primeiro brasileiro na MLB.”

LEIA TAMBÉM:
– Lawrie é suspenso pela MLB após discussão com árbitro
– Estádio dos Mets vai sediar All-Star Game da MLB de 2013
Jogador dos Rays desmaia após levar bolada. Assista

O brasileiro vinha sendo titular dos 51s, à frente de Travis d’Arnaud, catcher que era visto como grande promessa do clube. Gomes tinha um aproveitamento de 35,9% no bastão, com cinco home runs e 22 corridas impulsionadas em 33 jogos.

Nos Blue Jays, ele terá de disputar posição com JP Arencibia e Jeff Mathis ou tentar uma oportunidade como rebatedor designado (uma das posições em que Lind atua) para se tornar o primeiro brasileiro a efetivamente entrar em campo na MLB.

Gomes impulsiona duas corridas durante a pré-temporada: