A temporada 2016 da MLB começará fazendo barulho. A liga anunciou nesta quinta comos erá o esquema de dias e horários dos jogos da rodada de abertura, e ficou evidente que o beisebol quer reforçar a marca do “Opening Day” como um dos momentos marcantes do calendário esportivo dos Estados Unidos. Com isso, não há mais um jogo de abertura, mas uma rodada tripla, toda com transmissão em rede nacional.

VEJA TAMBÉM: MLB em Havana? Rays é escolhido para jogo de exibição contra seleção cubana

Até o ano passado, a MLB adiantava em um dia uma das partidas da rodada de abertura para fazer o Opening Game. Dessa vez, serão três jogos inaugurando o campeonato em 3 de abril (domingo): Pittsburgh Pirates x St. Louis Cardinals, Tampa Bay Rays x Toronto Blue Jays e o repeteco da World Series com Kansas City Royals x New York Mets. Todos os encontros terão transmissão da ESPN nos EUA.

Em 4 de abril (segunda), o Opening Day segue com 12 jogos, quatro deles com TV ao vivo em rede nacional para os norte-americanos: New York Yankees x Houston Astros, Texas Rangers x Seattle Mariners, San Diego Padres x Los Angeles Dodgers e Los Angeles Angels x Chicago Cubs.

Nessas sete partidas em rede nacional estarão os dez times que disputaram os pplayofs de 2016. A intenção clara é criar a tradição de se ver beisebol o dia todo na frente da TV no Opening Day, como já é o Natal da NBA ou o Dia de Ação de Graças do futebol americano. Uma bela sacada, ainda mais porque em 4 de abril haverá a concorrência forte da final do March Madness, e deixar uma parte maior do apelo para o domingão.