Joe Namath corre com a bola no Raiders x Jets de 1968 que ficou conhecido como Heidi Game (AP Photo)

Joe Namath corre com a bola no Raiders x Jets de 1968 que ficou conhecido como Heidi Game (AP Photo)

Era 17 de novembro de 1968. Jogando em casa, o Oakland Raiders perdia para o New York Jets por 32 a 29 quando faltavam apenas 65 segundos para acabar o jogo válido ainda pela American Football League (AFL), que virou a AFC da NFL. De forma memorável, o time da casa conseguiu a virada. Só que parte dos Estados Unidos não viu, já que um problema na grade da NBC fez com que a Costa Leste ficasse sem a transmissão dos últimos momentos do jogo.

CONFIRA: O Guia Corneteiro da NFL – 2014

Como a maioria dos jogos dos anos 60 não demorava tanto quanto hoje, as televisões deixavam no máximo três horas para uma transmissão. E foi o que aconteceu para este confronto entre Raiders e Jets, que antecederia a exibição de “Heidi”, um filme que a NBC produziu especialmente para a televisão.

Com “Heidi” marcado para as 19h na Costa Leste e o jogo demorando por causa das várias pontuações, logo se viu que os horários bateriam. E alguns executivos da NBC tentaram ligar para a sala de controle para pedir que as pessoas que lá estavam parassem a exibição automática do filme. Só que vários espectadores faziam o mesmo, as linhas ficaram congestionadas e ninguém recebeu o recado.

“Heidi” começou na NBC e o pessoal da Costa Leste, inclusive os torcedores dos Jets, perderam Daryle Lamonica conectando com o running back Charlie Smith, que marcou o touchdown da virada. Os nova-iorquinos ainda tinham chance de tentar vencer o jogo, mas o retornador Earl Christy sobreu fumble e o reserva Preston Ridlehuber segurou a bola e chegou à end zone sem muitos problemas.

VEJA TAMBÉM: Nike começa a vender camisetas oficiais da NFL em sua loja virtual no Brasil

Os torcedores de Nova York que ficaram sem ter como assistir ao final do jogo ligaram desesperados para jornais, emissoras de televisão e até para a polícia para tentar saber o resultado final. E para dar um jeito de informar o placar, a NBC colocou a informação na tela durante a transmissão do filme, mas acabou fazendo isso em um dos momentos mais importantes e tocantes, então gerou mais raiva ainda.

Desde então, a forma de se mostrar jogos na televisão mudou. Nenhuma das emissoras deixa uma partida no meio ou fecha horários para programas logo após os jogos. Além disso, formas de comunicações especiais foram desenvolvidas para que os responsáveis das transmissões não tenham que depender da rede de telefone normal.

Conhecido como “Heidi Game”, este embate entre Raiders e Jets foi eleito como o melhor jogo da história da temporada regular da liga, em eleição realizada em 1997. Pena que teve gente que não viu a melhor parte.