É uma propriedade a perder de vista. São 2 mil km², mais que a área de Nova York e Los Angeles… somadas. E tudo pertence agora a um homem, Stan Kroenke, um dos maiores empresários do esporte mundial. O magnata do ramo imobiliário é dono ou sócio majoritário de Arsenal (Premier League), Los Angeles Rams (NFL), Colorado Avalanche (NHL), Colorado Rapids (MLS) e Denver Nuggets (NBA). E, depois de pagar US$ 750 milhões, também pode colocar o Rancho WT Waggoner na lista.

Localizada no norte do Texas, trata-se da maior propriedade cercada dos Estados Unidos. Foi frequentada pelo ex-presidente Teddy Roosevelt e pelo comediante Will Rogers e abriga, atualmente, 6,8 mil cabeças de gado, 30 mil acres de terra arável, quatro lagos e, acredite, mil poços de petróleo. Confere só o mapa:

Mapa do Rancho WT Waggoner (Fonte: Bloomberg)

Mapa do Rancho WT Waggoner (Fonte: Bloomberg)

O WT Waggoner foi colocado à venda por decisão da Justiça de Vernon, cidade onde estão localizados os escritórios administrativos do rancho. Nas últimas décadas, a propriedade foi alvo de diversas disputas entre os herdeiros da família Waggoner, o responsável por comprar todo o terreno ainda no século 19.

Curiosamente, Kroenke foi envolvido em duas polêmicas financeiras com seus times. Ele recusou a proposta para manter os Rams em St. Louis para realocá-lo em Los Angeles, onde tem um grande terreno (não tão grande quanto o rancho, claro) para construir um novo estádio, e foi acusado de ser ganancioso pelos torcedores do Missouri. Depois, a decisão de aumentar os ingressos motivou protestos da torcida do Arsenal. O técnico Arsène Wenger defendeu a diretoria, dizendo que o aumento de faturamento é necessário para reforçar o elenco.

Placa no rancho WT Waggoner

Placa no rancho WT Waggoner


  • Darcio Vieira

    Ninguém deveria ter tanta terra assim. Nunca

    • Wells

      Por que não? A justiça determinou que vendessem a área, ele tinha o dinheiro e aproveitou a oportunidade. O Stan Kroenke não tem culpa se outras pessoas não tem terras como ele.

      • luiz

        Ele não disse no sentido de ele não poder gastar o dinheiro dele em uma terra assim, mas sim o total absurdo de uma só pessoa ter tanta terra, qdo mta gente não tem um cantinho para poder arar, cultivar nada, etc.

        Nesse ponto ele tá certo, igual aqui no Brasil q grilam terras o tempo todo, inclusive terras q deveriam ser protegidas.

        E esse local monstruoso, certamente não deve ter história mto diferente de apropriação

        • Wells

          Luiz, sinceramente eu não acho um absurdo alguém ter tanto e outros não terem nada, infelizmente (ou felizmente) a vida é assim.

  • Leonardo Luiz

    O cara tem a própria cidade, além de inúmeros times. Imagina que louco se ele move todos os times para essa “Cidade”.

  • A.P

    “Dono dos Rams compra fazenda maior que Nova York e Los Angeles juntas”

    CARALHO!

  • Rodrigo SMC

    Senhor amado…como pode existir uma propriedade tão gigantesca.

  • Bruno Grotta

    Só lembrando que a mulher dele só é dona do Wal-mart..
    Ou seja….é muuuuuito dinheiro! Hahaha

  • Rafa2810

    O cara já era bilhardário…e ainda casou com uma das netas de Sam Walton e herdeira do Wal Mart.

    Tá sem dinheiro ele…