No último sábado, o Brasil conheceu os seus novos campeões no futebol americano. Sim, campeões, pois não há um torneio que seja oficialmente reconhecido como o título nacional. As duas competições com os seus respectivos campeões são o Brasil Bowl e o Torneio Touchdown. E os dois troféus foram para o Sul do país.

Veja como foram as decisões:

Brasil Bowl

Jogadores do Coritiba Crocodiles comemorando o título (Amauri Aquino/GloboEsporte.com)

Jogadores do Coritiba Crocodiles comemorando o título (Amauri Aquino/GloboEsporte.com)

Após ser vice-campeão três vezes seguidas, o Coritiba Crocodiles finalmente soltou o grito de campeão do Brasil Bowl. Os parananenses derrotaram o João Pessoa Espectros, na Paraíba, por 23 a 14.

A equipe visitante ficou à frente do placar na maior parte do jogo. Controlando a partida com uma consistente defesa e ataque eficaz, os Crocodiles chegaram a abrir uma vantagem de 16 a 0 no terceiro quarto. A partir daí, os paraibanos reagiram, anotaram dois touchdowns, mas não foi o suficiente para impedir a derrota.

Torneio Touchdown

Jaraguá Breakers comemora título inédito (Divulgação/Jaraguá Breakers)

Jaraguá Breakers comemora título inédito (Divulgação/Jaraguá Breakers)

O Jaraguá Breakers venceu o Flamengo FA e conquistou, pela primeira vez, o Torneio Touchdown. As duas defesas vinham de ótimas atuações, e a expectativa de um jogo sem muitos pontos se concretizou e a partida foi equilibrada do início ao fim. O Flamengo tomou a liderança no terceiro quarto com jogada do quarterback Mamão que resultou em touchdown que deixou os rubro-negros na frente, 11 a 8.

O placar se manteve até a última jogada da partida. Faltando menos de 30 segundos para o término, a desvantagem de três pontos permitia com que os Breakers tentassem um field goal para empatar a partida. Mas a equipe do sul do país foi ousada e arriscou o touchdown para ganhar o título, sem precisar jogar a prorrogação. Em jogada do norte-americano Jacob Payne, a campanha terminou nos sete pontos. O Flamengo não teve tempo para tentar uma recuperação. Final em Jaraguá do Sul, Breakers 15 x 11 Flamengo.