Breno venceu o Super Bowl com os Seahawks (AP Photo/Bill Kostroun)

Breno venceu o Super Bowl com os Seahawks (AP Photo/Bill Kostroun)

Na tarde deste sábado (30), o Kansas City Chiefs anunciou que Cairo Santos seria o kicker da equipe em 2014. Com isso, o natural de São Paulo se tornará o primeiro jogador nascido no Brasil a atuar em uma partida de temporada regular da NFL. Pouco tempo depois que demos a notícia, choveram questões sobre outros possíveis brasileiros na liga. Mas a verdade é que o país sempre bateu na trave e agora sim terá seu pioneiro.

O primeiro nome que aparece é de Breno Giacomini, linha ofensiva que foi campeão do Super Bowl com o Seattle Seahawks na última temporada. Breno tem ligações diretas ao Brasil, já que seus pais são naturais de Divinópolis, em Minas Gerais, mas ele não nasceu por aqui. O agora jogador do New York Jets é de uma cidade chamada Malden, no estado de Massachusetts, que fica a menos de 10 km de Boston.

Um brasileiro nato que bateu na trave pela segunda temporada consecutiva é Maikon Bonani, kicker que assinou com o Tennessee Titans duas vezes, mas acabou perdendo as disputas pela vaga no elenco de 53 jogadores do time de Nashville para o veterano Rob Bironas em 2013 e o novato Travis Coons em 2014. Bonani chegou a atuar pela pré-temporada, mas nunca teve a chance de chutar em um jogo que realmente valia algo para a franquia além de observação.

Após Giacomini e Bonani, chegamos a dois nomes que talvez não sejam familiares a vários fãs do futebol americano, mas que surgem em uma ou outra discussão e até foram citados para nós no Twitter após o post sobre Cairo Santos.

O primeiro é Tim Mazzuti, kicker do Atlanta Falcons entre 1978 e 1980. Alguns registros chegam a mostrar que ele nasceu em São Paulo, mas ele afirmou em entrevistas que é natural de Old Greenwich, no estado de Connecticut. Mazzuti veio para o Brasil em 1958, quando tinha dois anos, e voltou para os Estados Unidos para fazer faculdade, em 1973.

Outro nome que surge é de Damian Vaughn. A família da mãe do tight end é de Divinópolis, mas o jogador nasceu em Anchorage, no Alasca. Pouco depois do nascimento, ele se mudou com a família para Minas Gerais e ficou no Brasil até os cinco anos. E além disso, ainda há um fator para que ele não seja considerado o primeiro brasileiro na NFL. Apesar de ter assinado contrato com três equipes diferentes, ele nunca entrou em campo em uma partida válida pela temporada regular da liga.

Então, sim. Quando Cairo Santos entrar no campo do estádio Arrowhead no dia 7 de setembro (simbólico, não?) para o duelo entre Chiefs e Titans, ele se tornará o primeiro jogador nascido no Brasil a atuar em uma partida de temporada regular da NFL.